Prémio para Briteiros

29-05-2013 09:54
    A Cooperativa de Ensino Alfacoop/ Externato D. Henrique, de Ruílhe e a Escola Básica do 2.º e 3.º ciclo de Briteiros, Guimarães, foram as vencedoras daterceira edição do ‘Prémio Escola na Europa’.
    A entrega dos prémios é feita sexta-feira, dia 31, nos estabelecimentos de ensino, pelo eurodeputado José Manuel Fernandes, promotor deste concurso sobre impacto da União Europeia na vida dos cidadãos e da região minhota. 
    Os alunos da Alfacoop / Externato D. Henrique, em Ruílhe, foram seleccionados na categoria destinada a escolas do ensino secundário e profissional por um trabalho onde enfatizam a marca de sermos cidadãos europeus. “É um trabalho bastante dinâmico e com um excelente comunicador, que nos leva a conhecer as potencialidades do Minho e nos mostra de que forma esta região está ligada à Europa, aproveitando para focar Braga e Guimarães como capitais europeias da Juventude e da Cultura, assim como aspectos positivos e negativos da Política Agrícola Comum”, destacou o júri do ‘Prémio Escola na Europa’. 
    Os alunos da Alfacoop/Externato D. Henrique ganham o direito a uma visita ao Parlamento Europeu em Bruxelas, a par da atribuição do troféu ‘Pela Nossa Terra’ ao estabelecimento escolar. 
    Ao nível dos 2.º e 3.º ciclos, destacou-se o trabalho da Escola EB 2,3 de Briteiros, “num vídeo imaginativo, que demonstra a interculturalidade e, simultaneamente, faz um enquadramento histórico de Portugal. Junta jovens de vários países europeus, que visitam e falam sobre o Minho e o seu património”.